Quem Somos

NOSSA HISTÓRIA

Um dos primeiros núcleos de povoamento foi a Vila de Iraporanga, situada a 13 km da sede do município, Iraquara, à esquerda da BA 122.

A Vila de Iraporanga faz limite ao Norte com o povoado de São José, ao Sul, com a comunidade de Riacho do Mel; a Leste, com o povoado de Afrânio Peixoto, distrito de Lençóis, e a Oeste com a sede do município.

Desde a formação do povoado até hoje, a vila é reconhecida pelo primeiro nome, Parnaíba. Pelo decreto-lei estadual de 1943, passou-se a chamar Esconso e em 1953 denominou-se Iraporanga. Mas ainda hoje seus habitantes preferem a primeira denominação. Segundo contam, o nome Parnaiba é uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnahiba, deixada pelos bandeirantes que por aqui passaram atraídos pelo diamante. Sabe-se também que a palavra Parnaíba em tupi-guarani significa “lugar de muitas ilhas ou rio de águas barrentas”, o que também justificaria o nome da vila por estarmos cercados de vários riachos.

Já o topônimo Iraporanga, em tupi-guarani significa “cumbuco de mel”.

Em meados de 2013, com a necessidade de utilização de um veículo de comunicação e de trabalho de alta qualidade, nasceu o Provedor SIM-Iraporanga, o que SIM significa Sistema de Internet e multimídia, seguido do nome da Comunidade.

Pagamento no Credito & Debito

Compre seu Plano Online

NOVIDADES EM NOSSO PROVEDOR

- Agora Aceitamos pagamento nos cartões de Credito e Debito
- Nova conta bancaria para deposito agora contamos com o Banco Santander

FAÇA SEU PEDIDO!


É um prazer recebê-lo em nosso site. Para nós, a sua opinião é muito importante,
em caso de dúvidas, críticas e sugestões, envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo.